top of page

Como promover acessibilidade nas redes sociais

Atualizado: 2 de jul. de 2020


Foto com fundo cinza, um arco-íris no centro e uma mulher segurando o celular sorrindo. Ela veste uma camisa de manga, preta com listras brancas na horizontal e está com o cabelo preso. No canto inferior direito, a logo do projeto.

 

Já pensou em tornar seu perfil mais acessível para todes? Pesquisamos e vamos te contar algumas formas de ser inclusivo, fazendo poucas mudanças durante as suas postagens.


A hashtag #pracegover, embora muito usada e até bem intencionada, pode não ser a melhor forma de tornar uma foto acessível para pessoas com deficiência visual. No nosso post anterior no Instagram, vimos o conceito de capacitismo, e essa e outras tags podem ter uma conexão com ele.


Pessoas com deficiência visual usam leitores de tela, o que descreve o texto editável, mas não a foto. O texto alternativo para substituir fotos é o mais indicado e o recurso existe em muitas redes sociais como o Instagram, Twitter e Facebook. Como fazer isso?


Reunimos alguns manuais sobre como usar essa funcionalidade:


O Vale acredita muito em lugar de fala, então trouxemos textos explicativos do Sidney Andrade, pessoa cega, para falar um pouco mais sobre o tema.


Aqui você pode entender melhor como funciona um leitor de tela e os textos alternativos. Esse texto também contém um link para as “Orientações para descrição de imagens na geração de material digital acessível”, elaborada pelo MEC em 2012.



O Sidney também tem um projeto muito legal no Instagram chamado descrevepramim onde ele posta uma imagem e você pode treinar seu conhecimento descrevendo a imagem para ele nos comentários.


Bônus:

um guia de cores voltado para a acessibilidade.

100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Normalize corpos com deficiência

Quem tem um pouco mais de convivência e intimidade comigo, sabe que eu sempre tive repulsa ao meu corpo, a minha deficiência, desde que completei quinze anos. Eu não compreendia o fato do por que da e

A importância da educação anticapacitista

Oi, minha gente. Tudo bem com vocês? Hoje eu tô aqui para conversar sobre a importância da educação anticapacitista. Tenho visto no meio do ativismo da Pessoa com Deficiência, uma luta para formarmos

댓글


bottom of page