top of page

Gênero

  • Foto do escritor: Vale PCD
    Vale PCD
  • 1 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 28 de jul. de 2020


Foto com fundo branco e os símbolos de Vênus e de Marte nas cores azul e roxo.

 

Ao se apresentar os conceitos de transgeneralidade e homossexualidade a leigos, e mesmo a pessoas que estão dentro da comunidade, é muito comum as pessoas confundirem “gay” com “trans”, ou não conseguirem sequer diferenciar tais conceitos.


É importante salientar que a orientação sexual e a identidade de gênero são conceitos completamente diferentes. Os principais tipos de modalidades e/ou identidades de gênero são: cisgênero, travesti e transgênero.


Cisgêneros: são pessoas que se identificam com o gênero de nascença; Travesti: é uma identidade de gênero ligada ao feminino; Transgêneros: são pessoas que têm uma identidade de gênero diferente do sexo designado no nascimento, podem ser binários, não-binários e fluidos.


É um erro comum, para os menos acostumados, pensar que a pessoa que foi assinalada como homem ao nascer, decidiu fazer uma transição e “se tornar” uma mulher, o fez apenas para que pudesse se relacionar sexual e romanticamente com homens sem enfrentar os tabus da sociedade. Esse tipo de pensamento decorre de falta de conhecimentos tanto em relação ao que é homossexualidade quanto em relação a o que é transexualidade.


A orientação sexual representa a qual gênero o indivíduo se sente sexualmente atraído, independente de quem ele seja.


A pessoa que é transexual ou transgênero o é simples e puramente por questão de auto identificação; por se perceber como homem ou como mulher (ou indefinido) em todos os aspectos, e não apenas no aspecto sexual. Dessa diferenciação de conceitos, decorrem diversos casos de homens transexuais gays e mulheres transexuais lésbicas.


Uma das provas de que a identidade de gênero não se mistura com a orientação sexual é o fato, visivelmente perceptível, de que muitas pessoas transgênero mostram sinais de o serem transgênero logo na infância, antes mesmo de desenvolverem sua sexualidade, seja ela qual eventualmente for.


Texto de Naomi Maratea, com adaptações.

Posts recentes

Ver tudo
Normalize corpos com deficiência

Quem tem um pouco mais de convivência e intimidade comigo, sabe que eu sempre tive repulsa ao meu corpo, a minha deficiência, desde que...

 
 
 

Comentarios


bottom of page