Saiba mais sobre o processo de criação da cartilja por Jully Neves.
É C om imensa alegria, que apresento a cartilha “Pessoas com Deficiência: Mercado de Trabalho e o Combate ao Capacitismo”.
O motivo da criação desta cartilha é simples: acredito que a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Sou uma pessoa com deficiência psicossocial, reconhecida tardiamente, mas graças à Priscila, fundadora do Vale PcD hoje estou aprendendo e me reconhecer como PcD. No mercado de trabalho, fui vítima de discriminação na contratação, falta de acessibilidade no ambiente de trabalho e falta de oportunidades de desenvolvimento profissional. Hoje, trabalho e luto pela inclusão de pessoas com deficiência, pessoas negras e indígenas, mulheres, LGBTQIAPN+ e neurodivergentes, promovendo e educando sobre diversidade e inclusão.
A cartilha é um projeto pessoal, sem nenhum recurso financeiro para sua realização e sem fins comerciais. Desejo contribuir na construção de ambientes inclusivos, diversificados e livres de preconceitos, onde todas as pessoas sejam valorizadas e respeitadas em sua singularidades.
A cartilha aborda temas como:
O que é deficiência?
Capacitismo
História da inclusão de pessoas com deficiência no Brasil
Direitos das pessoas com deficiência
O mercado de trabalho e as pessoas com deficiência
A cartilha também traz exemplos de boas práticas de inclusão, que podem ser utilizadas por empresas, instituições e pessoas, com o intuito de promover o respeito e uma compreensão abrangente desse assunto.
Acredito que a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com a conscientização e a adoção de práticas inclusivas, podemos criar oportunidades para que todas as pessoas possam desenvolver seu potencial e contribuir para o crescimento do país.
A cartilha está disponível gratuitamente para download.
Convido você a conhecer este material e a se juntar a mim na luta pela inclusão de pessoas com deficiência!
Juntes, podemos construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva.
Um xero, Jully Neves.
Realização
Jully Neves é uma mulher negra, cis, lésbica, nordestina, candomblecista, pessoa com deficiência psicossocial e neurodivergente. Consultora e especialista em Diversidade e Inclusão, gestora de projetos, pesquisadora de neurodiversidade. Além disso, é diretora do Vale PcD e faz parte do projeto Guerreira Sem Armas pelo Instituto Elos. Formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Direitos Humanos e possuí certificação em gestão de projetos de impacto.
Revisão Técnica
Julia Piccolomini é uma mulher cis, branca, bissexual, umbandista e possuí uma deficiência física chamada distrofia muscular de cinturas. Diretora da ONG Vale PcD, consultora de D&I e especialista com 14 anos de atuação em Gestão de Pessoas.
Projeto Gráfico e Diagramação
Luciana Terra é uma mulher cis, branca, lésbica, designer social, diretora de arte, produtora cultural e fundadora da Mútua Criativa. Formada em Designer Gráfico e Geografia.
Apresentei essa cartilha via email para a minha superior e fui sumariamente ignorada. Reforcei que eu precisa de acomodações relacionadas à sensibilidade auditiva e novamente fui desvalidada.
Meses depois, fui rebaixada de cargo dizendo que "não me adaptei aos desafios", sendo que não havia evidências de que tinha algo de errado. Acredito que apenas me acharam difícil de lidar, sendo que pedi algo simples :(
Olá boa tarde o me chamo Aristóteles sou PCD , temos mesmo debater muito com as empresas elas não estão sensibilizando ! Eu mim refiro são as oportunidades no mercado de tralho , nós preparamos se qualificamos na hora só querem oferecer as piores vagas mesmo agente sendo qualificado não querem da as vagas achando que não somos capacitado.